À medida que os anos passam, novas oportunidades de tempo livre podem surgir no dia a dia, e quanto mais caminhamos, melhor nos sentimos. Se este artigo despertou em si a vontade de explorar e desfrutar da sua área local a pé, desejamos-lhe uma ótima caminhada.
Uma boa caminhada pode melhorar a sua qualidade de vida
Independentemente da idade, manter o corpo ativo é essencial para a saúde física e mental. Uma caminhada revigorante na natureza pode fazer maravilhas para qualquer pessoa, contribuindo significativamente para aumentar a qualidade de vida.
Uma caminhada pode ser uma pausa agradável e uma experiência saudável numa rotina que talvez já não esteja tão preenchida com compromissos e tarefas de trabalho como outrora.
Para quem gosta de estar ao ar livre, caminhar é uma forma ideal de exercício. Além disso, não requer condições físicas especiais nem equipamentos específicos.
Aconselhamento do Ministério da Saúde para pessoas com mais de 65 anos:
É recomendável realizar atividade física durante pelo menos 30 minutos por dia. Esta atividade deve ser mais significativa do que as atividades diárias comuns e ter uma intensidade moderada.
Pelo menos duas vezes por semana, recomenda-se a prática de atividades físicas de pelo menos 20 minutos, que ajudam a manter ou aumentar a resistência, a força muscular e óssea, além de beneficiar a saúde mental.
Qualquer atividade física adicional será benéfica para a saúde.
Com isto em mente, uma caminhada é um excelente ponto de partida se desejar manter-se ativo e incorporar exercícios no seu dia a dia. Mas como deve começar?
A disposição e a capacidade para caminhar podem variar de acordo com o desejo e a forma física individual. Lembre-se de ouvir o seu corpo e caminhar ao ritmo e na extensão que lhe são confortáveis.
Obtenha o equipamento certo para a sua caminhada
Se tem problemas nas pernas ou dificuldade de equilíbrio, um VANDRESTAV ou um STOK pode ser de grande ajuda.
Enquanto caminha, é igualmente importante usar o calçado adequado, para evitar sobrecarregar o corpo ou ficar com os pés doridos. Um par de bons SAPATOS com um elevado nível de conforto e uma sola acolchoada são essenciais para garantir que a caminhada seja agradável e não resulte em bolhas ou pés doloridos.
Dicas úteis para a sua caminhada
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar a caminhar ao ar livre da melhor forma possível.
Comece devagar
Se não está habituado a ser muito ativo ou a praticar exercício físico, talvez seja uma boa ideia começar com caminhadas mais curtas. O mais importante é dar o primeiro passo e ter algumas experiências de sucesso, de modo a sentir-se motivado para a próxima caminhada. Pode começar, por exemplo, por caminhar 15-20 minutos perto de casa.
Muitas pessoas pensam que não conseguem ser ativas, mas, ao começar com calma, garante uma experiência agradável e uma vontade de continuar.
Planeie boas rotas
É útil planear a rota antes de sair. Assim, pode preparar a sua caminhada em cenários bonitos, saber onde está o WC público mais próximo ou escolher um trajeto de fácil acesso por transporte público.
Se precisar de inspiração para boas rotas de caminhada, pode encontrar guias para a sua próxima experiência ao ar livre ou percursos de caminhada no site do Serviço Florestal Nacional.
Faça pausas
Se sentir que a caminhada está a ficar cansativa ou se estiver numa caminhada mais longa, lembre-se de fazer pequenas pausas ao longo do caminho. Considere levar uma mochila, onde possa guardar uma garrafa de água ou um pequeno lanche. Mesmo que para alguns caminhar seja fácil e acessível, pode ser agradável fazer uma pequena pausa num banco e aproveitar para desfrutar das redondezas.